• Foca

Romeiros: o desafio do ciclista amador

A SP-312, mais conhecida como estrada dos Romeiros, é o cenário perfeito para os treinos de ciclismo e cicloturismo. Para quem não esta familiarizado, a rota liga Itu a Barueri- SP, margeando o rio Tietê e bem próximo a capital São Paulo. O visual da estrada é muito bonito e prazeroso, com um relevo desafiar em muitos pontos onde o ciclista pode simular situações de provas ou treinos específicos em subidas, decidas e retas longas de acordo com o seu objetivo. Procurando desenvolver técnica de pilotagem e condicionamento físico o atleta ou o ciclista entusiasta pode encontrar grandes desafios nesse roteiro.

Os atletas que estão procurando um volume maior, acabam por muitas vezes optando em sair do km 48 da Rodovia Castelo Branco em direção ao famoso portal, mais conhecido como portal da Estrada Parque. Esse roteiro possui aproximadamente 100km de distância com mais de 1800 alt de acumulado. Esse percurso para muitos é o sonho de consumo, pela distância e também pelas subidas que vão nos últimos quilômetros da estrada. Lembrando que essa estrada você vai e volta pelo mesmo percurso!

Mas para aqueles que querem fazer menos volume e menos altimetria o atleta pode sair da cidade Histórica de Pirapora de Bom Jesus ou talvez da cidade de Cabreúva. Independente da escolha do atleta ou do ciclista entusiasta o desafio será é grande


Como chegar à estrada dos Romeiros


A estrada começa em Barueri, mas fica mais interessante a partir do quilômetro 48 da rodovia Castello Branco, sentido interior, um pouco antes de chegar em Araçariguama. O trajeto não é longo e demora um pouco mais de uma hora para fazer todo o percurso, basta seguir para Pirapora do Bom Jesus, na sequência para Cabreúva e finalmente Itu.


O passeio não é dos mais fáceis para as pessoas que não moram no Estado de São Paulo, mas para os entusiastas da bike ou até o moto turismo, vale muito a pena colocar no roteiro uma viagem passando pela estrada dos Romeiros.



Atrações

Centro histórico de Itu: Casarões e museus pela cidade, bem como muitas igrejas;



Fazenda do chocolate: cenário de novelas e campanhas publicitárias. Um dos lugares pioneiros no turismo rural;



Gruta da Glória: Escadas de pedra que levam a um mirante com vista para o Rio Tietê (diferente do da capital, com corredeiras e cheio de pedras)


Estrada Parque: rota que vai serpenteado em meio a natureza entre Cabreúva e Itu. Em momentos a vegetação faz um túnel na estrada


Portal dos Romeiros: grande monumento de fé no Estado. Tem vista para Pirapora de Bom Jesus.

Cine avião JK e roda gigante: aeronave que já transportou a rainha da Inglaterra e foi usado como avião reserva do presidente brasileiro.


A estrada dos Romeiros foi uma antiga rota que os índios brasileiros indicaram para os Incas chegarem ao litoral e deu certo, uma vez que expedições arqueológicas apontam que eles chegaram ao litoral de Santos.



Texto elaborado pelo professor ciclismo "Foca"

8 visualizações