top of page

Caminho da Fé?

Atualizado: 25 de ago. de 2020

Quantas vezes falamos sobre o "Caminho da Fé" em um grupo de conversa de não corredores ou peregrinos e muitos responderam com aquele olhar assustado: mas o que é isso? Também é muito comum que conheçam o Caminho de Santiago na Espanha mas nunca ouviram do nosso roteiro.


Mas enfim, o que é o Caminho da Fé?


O Caminho da Fé é o nosso roteiro nacional inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela, criado para dar estrutura às pessoas que fazem a peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio e infraestrutura.



Atualmente o caminho possui vários ramais, sendo o mais acessado a rota que liga a cidade de Águas da Prata/SP a Aparecida do Norte, um percurso de serras com estradas vicinais, trilhas, bosques e asfalto. Ao longo do percurso os peregrinos são guiados pelas tradicionais e conhecidas “setas amarelas”, dispostas a cada dois quilômetros.



No ramal Aguas da Prata até o Santuário, precisará percorrer uma distância de 322km. Sem dúvidas é uma longa jornada, mas o maior desafio desse roteiro será a altimetria: aproximadamente 9500m de ganho positivo de elevação. Dentre as principais subidas, temos a Luminosa, também conhecida como “Quebra Perna”, um trecho de subida de aproximadamente 9km com ganho de 900m, chegando a altitude de 1.800 metros.



Embora seja inicialmente um caminho de peregrinação, ou seja, realizado a pé e por motivo religioso, muitos também fazem o percurso de bike e a cavalo. Outros também costumam usar o caminho para a prática de esporte e realizar seus treinos, seja de bike ou trail. Porém, o grande objetivo dessa viagem é proporcionar reflexões e reforçar a fé dos peregrinos, por isso recomenda-se a realização da peregrinação da maneira mais simples possível, nada mais gostoso do que ser bem recebido em uma “Casa de Peregrino” e degustar uma boa refeição caseira.


Pousada Painá


Não poderíamos falar do Caminho sem falar do Peregrino, com seu tradicional cajado, terço na mão, alegria constante e uma sempre disposição de conversar com outros peregrinos durante o trajeto.




Outra grande característica do Caminho da Fé é o Passaporte, onde a cada ponto ou cidade, o Peregrino registra a sua passagem com o carimbo oficial daquela localidade. Ao final do percurso, o peregrino deve apresentar seu passaporte preenchido no Santuário para obter o seu certificado.



Independente se fará o caminho a pé ou bike, com dias ou menos dias, ou qual ramal será seu trajeto, temos somente um único destino: o Santuário de Nossa Senhora Aparecida.



Em novos posts vamos explorar mais detalhes dos trecho, explorar pontos conhecidos e porque não temidos, como por exemplo: Serra dos Limas, Porteira do Ceu, Pântano dos Teodoros, entre outros. Mas se estiver com alguma dúvida ou mesmo quiser saber detalhes sobre determinado trecho, manda mensagem que será um prazer escrever para vocês :)



Para quem quiser conhecer mais profundamente o Caminho, podem visitar o site do projeto oficial “Caminho da Fé” (www.caminhodafe.com.br), encontrará informações das cidades, distâncias e também um vídeo institucional bem interessante: https://youtu.be/8uOZS6lAgmc


Galeria de Fotos do Caminho:


2.282 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page